domingo, abril 25, 2010

ASAS de: E. Montepuez

14. ASAS

Esta noite sonhei ser escritor. E no meu sonho eu era o centro de todas as atenções. Escrevi um único livro que falava de pessoas e dos seus laços que as ligam à terra. Nesse livro, recheado de sensações, alguns dos personagens eram inspirados da vida real, outros da vida virtual e sobravam páginas para colocar alguns amigos da minha vida do imaginário.
O livro tinha o título, pequeno, de ASAS. Pequeno por serem quatro letras apenas. Mas, na verdade do meu sonho, este título, para mim, era enorme.
Com ele consegui voar. Regressei à minha primeira escola, onde aprendi a escrever, para junto dos meus amigos de infância e alguns familiares pudesse falar do meu sonho da escrita. Senti Amor nos rostos dos presentes, vi a Saudade estampada nos olhares e as lágrimas que se perderam eram de uma Alegria incontida numa mensagem sem palavras mas singela de que, os Sonhos devem ser tentados até serem realizados. E esse era o segredo do meu livro: ASAS para voar, eram feitas de Amor, Saudade, Alegria e Sonhos.
As palavras, neste livro de sonhos, transmitiam fielmente as sensações que sempre senti, aqui e ali, e que agora se realizam, através do livro, no meu mundo de sonhos. Este era o meu único e majestoso desejo: ser escritor.
Ser o escritor que com as palavras juntava as pessoas. Que fazia renascer esperanças, que as envolvia em projectos conjuntos por um mundo melhor para todos.
Quando o dia raiou, despedi-me do sonho com a certeza de voltar a encontrá-lo, com a esperança de voltar a reinventá-lo, e sorri para mais um domingo.
Hoje, durante todo o domingo, vou viver os resquícios deste sonho, aqui e ali, para alimentar a esperança que sobrevive dentro de mim.
Que o amanhã me traga a realidade deste sonho!

De: E. Montepuez
Retirado em: http://montepuez.blogs.sapo.pt/

domingo, abril 18, 2010

Apresentação do Romance: O Último Beijo de Manuela Fonseca


O Último Beijo
(Romance)

Sinopse: Entre os registos poético e epistolográfico, uma história que nos cativa e que tem como centro o valor da amizade.

Apresentação do Romance: O Último Beijo de Manuela Fonseca
Lisboa, 17 de Abril de 2010

Por: Paulo Afonso Ramos

Introdução:

Peço-vos que não considerem as minhas palavras como uma apresentação, mas antes como um olhar sobre a obra que a Autora Manuela Fonseca nos escreveu.
Os livros devem ser sentidos, tocados, e de todas as minhas palavras que possam aqui ser reveladas, nunca vos chegarão tão bem como esse ritual. Nunca as palavras serão melhores do que a relação de cada leitor com o seu livro, enquanto o agarra e o desfolha, para o poder saborear enquanto o lê. Nunca! Mas tentarei o meu melhor. Tentarei decifrar, ao meu modo, essa relação entre um livro e o leitor que é tão intimista. Foi assim que o senti. E é disso que venho falar-vos. Do meu olhar de emoções sentidas!

Capa – Não podia deixar de referir a capa, melhor, a imagem de capa – primeiro por ser uma escolha feliz que resulta perfeitamente, das mais bonitas que vi, e que está muito bem enquadrada com o teor do livro, depois por ser uma escolha da autora e por último, por ser um quadro do Leon Girardet – pintor e poeta francês do Século XIX que viveu de 1857 a 1895.

Trilogia – A minha linha de apreciação / As razões pela minha opção deste caminho em tributar:

Este romance, um rico e elegante tributo à amizade, está muito bem organizado e tem uma particular incidência nas várias trilogias que acontecem. Vejamos as que considero como as primeiras três partes:

• A narrativa
• A Poesia
• E a epistolografia

A narrativa, quanto a mim muito bem conseguida, é-nos apresentada cheia de imagens e muito envolvente. De leitura acessível tem uma forma estranhamente familiar que nos agarra desde o primeiro momento. Creio que a Manuela Fonseca soube encontrar o ponto certo, ou a linha condutora, que produzisse, da melhor maneira, estes efeitos.

A poesia, qualidade de Beatriz, a personagem principal, aparece nos momentos genuínos, algumas vezes para atenuar alguma tensão que a leitura provoca, porque este romance transmite uma realidade tão credível que, quase sem darmos por isso, estamos a viver a história intensamente.

E a epistolografia, a criação de missivas, ou a composição poética em forma de carta, que nos transmite o outro olhar, entre Beatriz e Inês, de uma forma segura e quase só possível neste registo.

Curioso é ver a excelente interligação entre as três partes, que, e muito bem, formam um todo.

Sobre este romance – “O Último Beijo” – gostaria de contar pouco, somente o imprescindível para despertar o vosso desejo de ler esta belíssima história. Que recomendo vivamente!

E como disse atrás, venho falar-vos do que senti: No início pareceu-me uma história forte de amizade entre duas mulheres/personagens, que, por causa da vida infeliz de uma delas, se desenrolam em cenários sucessivos.
Depois encontrei uma primeira trilogia, quase como na Divina Comédia de Dante, dividida nas partes: Inferno representado num casamento falhado – Purgatório lugar onde se purificam as almas, potencializado na relação de amizade dessas duas mulheres, Beatriz e Inês, e – Paraíso lugar de delícias onde Afonso vem dar luz/esperança à vida de Beatriz.

E recordo que, no global, já tinha referido a trilogia no sentido da: Narrativa/Poesia e a Epistolografia. Numa outra vertente ficou implícito; Casamento/Divórcio e Amizade, que, mais tarde, daria uma oportunidade a uma outra forma especial da amizade – o Amor.

Mas o romance não fica por aqui! Só isto, embora não fosse pouco, seria insuficiente.
Até porque, chegado a este momento ainda não tinha entendido a razão do título – “O Último Beijo” – e o que se seguia, mexia com os meus sentimentos.
Aquelas sensações que sentia descritas no livro já eram minhas também, as lágrimas, não se prendiam mais. Entrar no capítulo V do livro “O Último Beijo” veio desmoronar aquela protecção que conseguia manter até ali.
Creio que a ternura desta escrita não deixa ninguém indiferente. Quando lerem este livro vão poder certificar o que vos digo. Sente-se a verdade das palavras, sentem-se os gestos e os desejos, para lá das imagens que o livro projecta.

O livro ainda nos traz ligações acentuadas à vida com constantes registos das músicas, dos livros e dos lugares da nossa terra.

Podemos, mais uma vez, nesta trilogia, verificar alguns exemplos:

Na música com as canções: “Pedra Filosofal” cantada por Manuel Freire (Algo Inatingível, Cap. II ), “Restolho” de Mafalda Veiga (Tempos de Mudança, Cap. IV) e “Fascinação” de Elis Regina (Notas Íntimas, Cap. VII).

Os livros: “As Esquinas do Tempo” de Rosa Lobato Faria (Traços da Vida, Cap. VI), “Até Que O Amor Me Encontre” de Charles Martin (Notas Íntimas, Cap. VII) e “Não Me Olhes Nos Olhos” de Tina Grube (Notas Íntimas, Cap. VII).

E dos lugares: Lisboa – (Rodelas do Tempo, Cap. III) quando a Autora faz um enquadramento da personagem principal, Londres – (Mencionado por 6 (seis) vezes, é talvez a cidade mais importante na vida Inês) e Ericeira – (Notas Íntimas, Cap. VII e Cap. final) que é a consagração emblemática de Beatriz e Afonso.

E, para não ser maçador, vou terminar os exemplos desta minha acentuada opção das trilogias, num último molde: As menções de frases ou ideias de vários nomes da literatura!

Fernando Pessoa – Poeta e escritor português, digo eu, o melhor de todos.

Paulo Coelho – Escritor, filósofo e letrista brasileiro, muito actual.

Sofia de Melo Breyner – Poetisa portuguesa das mais importantes do século XX.

O que me parece óbvio, é o facto de que, ilustrado com tamanhas referências, este objecto, enquanto livro, terá que merecer a nossa atenção.

Não quero nem devo divulgar mais! Leiam o livro por favor.

Notas finais:

Mesmo a terminar, gostaria de reforçar a ideia de sentir uma obra feliz, intimista e que teve, com certeza, o seu tempo de amadurecimento. Para que, agora, nós os Leitores, possamos ter o contentamento de a colher como uma fruta madura e muito, muito apetecida.

Explicar-vos ainda que o prazer que me deu ler e fazer esta apresentação ou olhar de emoções sentidas, não tem palavras que o definam. Foi um contentamento constante, e por tudo isso, – “O Último Beijo” – até ao próximo, vai inteirinho para ti! Obrigado Manuela Fonseca, pelo convite que me fizeste para falar do teu menino, agora recém-nascido e os meus sinceros parabéns pelo que nos dás – um ímpar e valioso – captar dos sentidos.

Muito obrigado a todos por me ouvirem.

terça-feira, abril 13, 2010

Lançamento do Romance - "O Último Beijo" de Manuela Fonseca

Nunca poderia recusar o convite que a Autora me fez para apresentar este romance "O Último Beijo" de Manuela Fonseca.
Se puderem apareçam!


Em Lisboa: 17 de Abril, pelas 19:00

Lançamento do Romance “O Último Beijo” de Manuela Fonseca

A autora, Manuela Fonseca, e a Temas Originais têm o prazer de o convidar a estar presente na sessão de lançamento do livro “O Último Beijo” a ter lugar no Auditório do Campo Grande, 56, em Lisboa, no próximo dia 17 de Abril, pelas 19:00.
Obra e autora serão apresentados pelo escritor Paulo Afonso Ramos.

O Último Beijo
(Romance)

Sinopse: Entre os registos poético e epistolográfico, uma história que nos cativa e que tem como centro o valor da amizade.

Sobre a Autora: Manuela Fonseca

Maria Manuela Félix da Fonseca dos Santos Amaral nasceu a 6 de Março de 1956, em Moscavide. Andou na escola até à frequência do 9º ano, que nunca chegou a terminar, pelas vicissitudes da vida. Começou a despontar para a escrita na adolescência. Mais tarde, em 1986, redigiu o seu 1º poema: "O Meu Alento". Paralelamente, escreveu Histórias Infantis e alguns Textos Humorísticos. De 1988 a 1990, muitos dos seus trabalhos (poesia, prosa e outros textos) foram publicados nos jornais "Correio da Manhã" e "Diário de Notícias". Em 1991, num concurso realizado pela Rádio Comercial, num programa da Filomena Crespo, ganhou o 1º prémio com o texto "2012 – Ano do Tédio ". Foi animadora de uma rádio local, decorria o ano 1992, em dois programas: um de informação e outro virado para a poesia e música portuguesa. Fez um curso livre de Literatura Portuguesa, durante três meses, no ano 1993. Participou em Jogos Florais “Literatura Oral e Conto”, integrados no programa Leitura & Cultura da Fundação Calouste Gulbenkian, onde obteve um diploma de participação. Em Novembro de 2006, realizou um evento cultural de Música, Poesia e Dança, ao qual deu o nome - “No Limiar das Palavras” – uma das suas poesias. Em 13 de Junho de 2007, teve conhecimento do site “Luso Poemas” pela mão da amiga e poetisa Conceição Bernardino. Actualmente, escreve no seu blogue: http://ensaios-poéticos.blogspot.com. E em Setembro de 2007, publicou o seu primeiro e único livro de poesia: “No Limiar das Palavras”.

“Brinco com as letras, nos momentos em que saio de mim, e, volto um pouco mais tarde, para te mostrar onde fui. Depois, sento-me na poltrona do Tempo e, cheia de paciência, ponho-me a olhar... “

domingo, abril 11, 2010

Eventos da Temas Originais para este fim-de-semana

Estimado/a Leitor/a,

Em Lisboa: 17 de Abril, pelas 15:00

Apresentação do livro de Poesia de Hugo Costeira

O autor, Hugo Costeira, e a Temas Originais têm o prazer de o convidar a estar presente na sessão de apresentação do livro “Manual da Ilusão” a ter lugar no Auditório do Campo Grande, 56, em Lisboa, no próximo dia 17 de Abril, pelas 15:00.
Obra e autor serão apresentados por Maria Anadon.

Manual da Ilusão
(Poesia)
Sinopse: "uma compilação de vários textos de ensaio e prosa poética sobre variados temas, desde a felicidade à desilusão, passando pelo amor e pela solidão, caminhando pela vida e pelos vários momentos que vão marcando um percurso ainda não acabado" (da Introdução)

No Porto: 17 de Abril, pelas 16:00

Lançamento do livro de Poesia “Cardio.grafia” de Vera L. T. Santos

A autora, Vera L. T. Santos, e a Temas Originais têm o prazer de o convidar a estar presente na sessão de lançamento do livro “Cardio.grafia” a ter lugar no Ateneu Comercial do Porto, sito na Rua Passos Manuel, 44, Porto, no próximo dia 17 de Abril, pelas 16:00.
Obra e autor serão apresentados pelo poeta Hugo Milhanas Machado.

Cardio.grafia
(Poesia)
Sinopse: "um livro de paixão por um tu, a que o corpo (tópico que aparece constantemente, como tal ou metonimicamente, através das mãos, da boca, do rosto, dos seios, do peito, dos olhos, do ventre, etc.) se entrega totalmente." (do prefácio, Vítor Oliveira Jorge)

Sobre a Autora: Vera L. T. Santos

Vera L. T. Santos (n. 20 de Abril 1982, Porto). Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (variante de Estudos Portugueses – Ingleses) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, tendo a par desta uma Especialização em Gestão e Organização da Formação realizada na Universidade Católica do Porto. Participou, na qualidade de colaboradora eventual, nas revistas Callema, Minguante e na folha de poesia Músculo. Reside, actualmente, na Irlanda.

Em Lisboa: 17 de Abril, pelas 19:00

Lançamento do Romance “O Último Beijo” de Manuela Fonseca

A autora, Manuela Fonseca, e a Temas Originais têm o prazer de o convidar a estar presente na sessão de lançamento do livro “O Último Beijo” a ter lugar no Auditório do Campo Grande, 56, em Lisboa, no próximo dia 17 de Abril, pelas 19:00.
Obra e autora serão apresentados pelo escritor Paulo Afonso Ramos.

O Último Beijo
(Romance)

Sinopse: Entre os registos poético e epistolográfico, uma história que nos cativa e que tem como centro o valor da amizade.

Sobre a Autora: Manuela Fonseca

Maria Manuela Félix da Fonseca dos Santos Amaral nasceu a 6 de Março de 1956, em Moscavide. Andou na escola até à frequência do 9º ano, que nunca chegou a terminar, pelas vicissitudes da vida. Começou a despontar para a escrita na adolescência. Mais tarde, em 1986, redigiu o seu 1º poema: "O Meu Alento". Paralelamente, escreveu Histórias Infantis e alguns Textos Humorísticos. De 1988 a 1990, muitos dos seus trabalhos (poesia, prosa e outros textos) foram publicados nos jornais "Correio da Manhã" e "Diário de Notícias". Em 1991, num concurso realizado pela Rádio Comercial, num programa da Filomena Crespo, ganhou o 1º prémio com o texto "2012 – Ano do Tédio ". Foi animadora de uma rádio local, decorria o ano 1992, em dois programas: um de informação e outro virado para a poesia e música portuguesa. Fez um curso livre de Literatura Portuguesa, durante três meses, no ano 1993. Participou em Jogos Florais “Literatura Oral e Conto”, integrados no programa Leitura & Cultura da Fundação Calouste Gulbenkian, onde obteve um diploma de participação. Em Novembro de 2006, realizou um evento cultural de Música, Poesia e Dança, ao qual deu o nome - “No Limiar das Palavras” – uma das suas poesias. Em 13 de Junho de 2007, teve conhecimento do site “Luso Poemas” pela mão da amiga e poetisa Conceição Bernardino. Actualmente, escreve no seu blogue: http://ensaios-poéticos.blogspot.com. E em Setembro de 2007, publicou o seu primeiro e único livro de poesia: “No Limiar das Palavras”.

“Brinco com as letras, nos momentos em que saio de mim, e, volto um pouco mais tarde, para te mostrar onde fui. Depois, sento-me na poltrona do Tempo e, cheia de paciência, ponho-me a olhar... “

terça-feira, abril 06, 2010

Mensagem

Exíguos laços da criação esconderam-se no medo. Outros laços, dilacerados, fugiram no enredo e a escrita ficou perdida.
Tarde, muito tarde, percebi que a escrita era parte de mim e que o corpo vagueava combalido. A noção obrigou a razão, primeira-dama das planícies, a fazer as malas para viajar para um lugar de restauração.
Entre mim e a escrita há-de sobrar um mensageiro, subtil e guerreiro, que cumprirá o seu dever – anunciar uma nova mensagem!

Obrigado a todos por passarem por aqui.