sábado, fevereiro 17, 2007

YOGA




Yoga

Existe um conceito próximo desta pratica que retira algum realismo e algum esforço, que encobre a satisfação, o conforto e o bem-estar que o mesmo proporciona.
Depois, também existe o preconceito que só os magros ou os jovens o podem praticar, quando na realidade podemos praticar com qualquer idade e de uma forma adequada a cada um sem esforçar.
Como um aventureiro, iniciei-me tardiamente no Yoga e sem qualquer esclarecimento inicial, quis experimentar e passei á acção sem mais…
Hoje estou feliz pela decisão que tomei porque melhorei a minha qualidade de vida e dei uma maior importância ao meu interior.
Para os que não conhecem nada de Yoga (com eu quando comecei a praticar) deixo aqui uma sumária explicação de algumas técnicas:

As seguintes técnicas:

Ásanas: os exercícios físicos que fortalecem o corpo aumentam sua agilidade e previnem contra várias doenças, principalmente as psicossomáticas.

Pránáyáma: são os exercícios respiratórios. No início, eles vão reeducar os músculos envolvidos na respiração ampliando-a e melhorando a absorção do oxigénio.

Yoganidra: aqui, aprendemos a descontrair conscientemente cada músculo e cada parte do nosso corpo. Depois, nos imaginamos envolvidos por uma cor específica ou passeamos mentalmente por praias paradisíacas, belas montanhas, campos floridos, etc.

Meditação: meditar é sentar-se quieto e observar a si mesmo. Estamos sempre preocupados em conhecer tudo aquilo que está ao nosso redor mas nos empenhamos muito pouco em descobrir o que acontece dentro de nós: como lidamos com os factos da vida, como pensamos, como sentimos, quais nossas verdadeiras aspirações. A meditação nos oferece a possibilidade de nos conhecermos mais profundamente.

Desejo que este prazer continue e que possa ajudar os indecisos a compreender alguma teoria nesta leitura, que provoque alguma vontade de passar á prática e que seja tão simples e agradável como a necessidade de escrever este breve excerto foi ou como o yoga o está a ser para mim.

Com um abraço,

Sem comentários: