domingo, novembro 07, 2010

Na busca da notícia...

Capela do Espírito Santo dos Mareantes

A Capela e o Hospital do Espírito Santo dos Mareantes de Sesimbra, edificada nos finais do século XV, destinava-se a prestar assistência de caridade e auxílio aos mareantes de Sesimbra (basicamente cuidados higio-sanitários e alimentares), bem como prestar serviços fúnebres e de culto, sendo que os confrades também participavam em cortejos processionais. Propriedade da Confraria do Espírito Santo de Sesimbra sob a intendência e jurisdição da Ordem de Santiago, a qual alterou o seu nome no século XIX para Associação de Socorros Mútuos Marítima e Terrestre da vila de Sesimbra, foi instituição de apoio físico-espiritual de referência na vila.

É a partir do legado documental ("Visitações") de um Mestres da Ordem de Santiago (D. Jorge de Lencastre, filho bastardo de D. João II) que se desenvolveram esforços para tentar compreender toda a dinâmica associada à actividade da Capela no piso superior e do Hospital Medieval situado no piso inferior, sub-térreo (desde o terramoto de 1 de Novembro de 1755).

Tendo sido construída nos finais do século XV, junto à antiga ribeira de Sesimbra (ribeira essa que fazia a ligação desde o Castelo de Sesimbra até ao mar) está hoje integrada no património monumental concelhio visitável.

Material de consulta sobre a capela e o hospital medieval está disponível no local. O edifício foi transformado, após obras de reconversão, em museu municipal, inaugurado em Dezembro de 2003. Possui uma exposição de arte sacra no piso superior e as ruínas consolidadas do Hospital medieval no piso inferior.

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Capela_do_Esp%C3%ADrito_Santo_dos_Mareantes

outros links:

http://www.cm-sesimbra.pt/pt/conteudos/o+concelho/patrimonio/patrimonio+edificado/capela+espirito+santo/

Sem comentários: