domingo, maio 13, 2007

As Pessoas Têm Valores Diferentes Dos Seus

Introdução

A história é retirada do livro – o que podemos aprender com os gansos – de Alexandre Rangel que segundo diz não são da sua autoria. São contribuições recebidas das mais diversas origens.

As Pessoas Têm Valores Diferentes Dos Seus


Um dia, um homem muito rico levou o filho pequeno para o interior com o firme propósito de lhe mostrar quanto as pessoas podem ser pobres. O pai queria que o filho aprendesse a valorizar os bens materiais que possuía, o seu status e prestígio social. Desde cedo pretendia transmitir esses valores ao herdeiro.

Pai e filho passaram um dia e uma noite numa pequena casa de taipa de um trabalhador da fazenda do primo. Quando voltaram da viagem, o pai perguntou ao filho:

- Então, o que achaste do passeio?

- Muito bom, pai!

- Percebeste a diferença entre viver na riqueza e viver na pobreza? Diz-me o que aprendeste?

E o filho respondeu:

- Eu vi que nós temos um cachorro em casa, e eles têm quatro; que nós temos uma piscina que até é grande, mas eles têm um riacho que não acaba nunca. Nós temos uma varanda coberta e iluminada com lâmpadas, e eles têm as estrelas e a Lua, que nós nem vemos. O nosso quintal vai até ao portão de entrada, e eles têm uma floresta inteirinha só para eles.

Quando o garoto acabou de responder, o pai estava perplexo.

O filho acrescentou:

- Obrigado, pai, por me mostrar como nós somos pobres!



Tudo o que se tem depende da maneira como se olha para as coisas, da forma como as pessoas pensam. Você criará um ambiente (de trabalho) muito melhor, se compreender e aceitar que as pessoas podem cultivar valores muito diferentes dos seus.

Sem comentários: